2/5/2012
Expozebu 2012 investe em ações de sustentabilidade

A Expozebu, que este ano tem como tema “Zebu: o futuro em boas mãos”, continua sendo desenvolvida dentro do conceito de sustentabilidade, com ações que preconizam o uso racional da água, a reciclagem de resíduos e cuidados com a saúde dos tratadores de animais. Durante os 13 dias de feiras, haverá captação do óleo de fritura para transformação em biodiesel, captação de água da chuva para reutilização, ações de educação ambiental voltadas aos visitantes e expositores, capacitação de tratadores para manejo sustentável dos animais e feira.


O Espaço da Sustentabilidade, localizado no interior do Parque Fernando Costa, foi construído com estrutura sustentável, onde foram usadas chapas ecológicas feitas de Tetrapak e cobertura de pirâmides brancas para maior conforto térmico.


As novidades deste ano ficam por conta das demonstrações do uso das energias eólica e solar no ambiente rural e do projeto de oficinas de reciclagem para os alunos do Projeto Museu do Zebu, realizado em parceria com o Instituto Alexa/Coca Cola. No Espaço da Sustentabilidade, a Emater fará uma demonstração, através de uma maquete viva, de um sistema agrosilvopastoril que mostra a integração da lavoura, pecuária e floresta; e a Fazu apresentará o Projeto de Manejo e Produção de Leite Orgânico, desenvolvido pela faculdade, em parceria com o pecuarista José Henrique Fugazzola Barros.


78ª ExpoZebu: Polo de Genética Bovina lança mapeamento do genoma do zebu leiteiro


A 78ª edição da Expozebu será palco do lançamento do projeto “Sequenciamento do Genoma do Zebu Leiteiro” , que acontece dia 04 de maio, a partir das 14h30min, no estande da PMGZ. O anúncio do mapeamento de genoma do gir leiteiro e do guzerá acontece três anos após a divulgação do mapeamento do genoma bovino, realizado pela comunidade científica internacional.


Articulado pelo Polo de Excelência em Genética Bovina e coordenado pela Embrapa Gado de leite, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, Epamig e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Programa Genoma do Zebu Leiteiro obteve para 2012 recursos da ordem de 1,3 milhões da Sectes (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais) e da FAPEMIG. As informações obtidas a partir deste sequenciamento permitirão mapear os genes das raças gir e guzerá e assim identificar características que vão dar um salto no desenvolvimento da pecuária, já que o produtor poderá fazer seleção genética com base de dados ainda mais precisos nos sumários. E os benefícios vão ainda além. Os criadores terão mais acesso à nova tecnologia, já que os custos para se avaliar um único animal pelo seu genoma será quase 70 vezes mais barato que a avaliação feita pelo teste de progênie.


Durante o evento, haverá, ainda, o lançamento do livro “Genética Bovina Brasileira: Mercado Internacional e Mapeamento das Competências e Tecnologias Mineiras”. Organizado pelo Polo de Excelência em Genética Bovina, o livro traz um panorama do mercado internacional e apresenta os pesquisadores mineiros – que atuam na área da genética e da biotecnologia da reprodução – e suas tecnologias.


Finalizando a programação do Polo do dia 04, acontece a assinatura do termo de cooperação técnica “Empresas Mineiras para o Mundo”, entre o Polo de Excelência em Genética Bovina, Brazilian Cattle e Sebrae-MG. O documento tem como objetivo a execução conjunta de projeto que visa capacitar as empresas mineiras da cadeia do agronegócio da genética bovina para inserção no mercado internacional e aumento da competitividade.


O evento contará com a presença do secretário da Sectes, Nárcio Rodrigues, do presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, do chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, da coordenadora do Polo de Excelência em Genética Bovina de Minas Gerais, Beatriz Cordenonsi Lopes, e de representantes da UFMG e da Fiocruz.


A 78ª ExpoZebu é realizada entre os dias 28 de abril a 10 de maio. A feira é promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU.


Fonte: Cultivar

Voltar