20/10/2011
Prêmio Melhores do Agronegócio 2011 homenageia destaques do setor

A Revista Globo Rural lança nesta segunda-feira (24/10) a edição 2011 do Anuário do Agronegócio, em evento no hotel Unique, em São Paulo (SP). Realizado em parceria com a Serasa Experian, o levantamento traz as 500 maiores empresas do agronegócio e também concede o prêmio Melhores do Agronegócio às companhias que mais se destacaram em 30 categorias.

A seleção das melhores empresas leva em conta a soma dos pontos em cada um dos dez critérios elaborados pela redação da Globo Rural e pela Serasa Experian. O ativo total das companhias merece peso 2. Já a receita líquida ganha peso 1,5. Os demais quesitos levam peso 1 ou 0,5. No primeiro grupo, estão a rentabilidade, o endividamento, o giro do ativo, a margem líquida e a margem da atividade. Recebem peso 0,5 os critérios liquidez corrente, evolução do ativo e evolução da receita líquida. Numa hipótese, uma empresa poderia atingir a marca de 100 pontos se conseguisse a melhor classificação possível em todos os quesitos. Esta, no entanto, é uma possibilidade virtualmente nula devido ao nível de concorrência entre as empresas do setor, o que torna difícil que uma mesma empresa consiga superar todos os seus concorrentes em todos os critérios de classificação.

Em sua sétima edição, o Anuário do Agronegócio traz reportagens com cada uma das 30 empresas premiadas, incluindo dados do último fechamento fiscal, entrevista com executivos, resultados de 2011 e perspectivas para o próximo ano. Confira as categorias da premiação:

Abate de animais
Açúcar e álcool
Algodão e grãos
Alimentos básicos
Atacado e varejo
Avicultura
Cana-de-açúcar
Comércio exterior
Conservas, sucos e congelados
Couro e calçados
Criação e pesca
Desenv. agropecuário
Defensivos agrícolas
Exploração florestal e reflorestamento
Ferramentas e implementos agrícolas
Fertilizantes
Frutas e sementes
Indústria de carnes
Indústria de soja e óleos
Indústria de doces e salgados
Indústria de café e chá
Laticínios



Fonte: Portal Globo Rural

Voltar