27/11/2009
Jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu explicam o significado do que é visto nas pistas


A cada final de campeonato em uma exposição, os criadores ficam atentos para ouvir os comentários dos jurados. Em preparação para a Expozebu 2007, selecionamos frases constantemente repetidas nas pistas, e pedimos aos quatro jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu que mais atuaram em 2006 que explicassem o significado.

Bom posicionamento de aprumos - Diz-se do animal que pisa corretamente, não tem desvio nos ossos, como, por exemplo, entortar a mão formando um arco, quando está em movimento, ou jogar o joelho ao andar. No animal que caminha corretamente, a pata traseira cobre a marca deixada pela pata da frente; quando parado, é possível traçar uma linha perpendicular ao chão que vai do meio do cupim ao meio do casco. Gilmar Siqueira de Miranda, Campo Grande, MS.

Batimento de orelha - A colocação da orelha é uma característica que mostra a proximidade do animal ao padrão da raça. Em especial no Nelore, a orelha tem de estar "batida" sobre os olhos, ou seja, quando se olha um animal de lado, não é possível ver seus olhos. Mostra que o animal está alerta. Gilmar Siqueira de Miranda, Campo Grande, MS.

Animal bem arqueado e profundo - O arqueamento é o perímetro torácico. Quanto mais arqueado, melhor a capacidade do animal para digestão e respiração. A característica também tem relação positiva indireta com a reprodução. A profundidade é o comprimento das costelas, ou seja, a correlação existente entre o comprimento das costelas e o vazio (espaço entre o chão e o osso do peito). É um indicativo de precocidade de terminação. Animais com pouca profundidade (com vazio grande ou pernas muito compridas) tendem a ser mais tardios. Fabiano Araújo, Uberaba, MG.

Frame moderado - A palavra frame significa estrutura, e está relacionada ao tamanho e à idade do animal. O ideal é um animal de estrutura moderada, equilibrado no desenvolvimento, na cobertura de carne e de gordura. Fabiano Araujo, Uberaba, MG.

Macho com boa circunferência escrotal - A comparação é feita com o padrão da raça. É aquele que tem o melhor formato e tamanho da bolsa escrotal condizente com a idade. Não apresenta o cordão espermático muito curto ou comprido, o que pode dificultar a termo-regulação dos espermatozóides. Os extremos são indesejáveis. Ricardo Gomes de Lima, Adamantina, SP.

Animal com pescoço lançado - É uma característica desejável. O pescoço tem de estar em harmonia e proporcionalidade com o corpo, mas sobressaindo. O animal se mostra altivo, além de poder pastar com mais facilidade. Especialmente na fêmea, a característica demonstra feminilidade. Ricardo Gomes de Lima, Adamantina, SP.

Harmonia de formas e equilíbrio - O animal harmônico está mais próximo do ideal previsto pelo padrão da raça. Tem suas partes bem colocadas. Há harmonia nas passagens de cabeça, pescoço, palheta, dorso e posterior. O equilíbrio está relacionado à profundidade de costelas, inclinação do dorso, altura e comprimento. Célio Arantes Heim, Londrina, PR.

Musculatura evidenciada - Quando se observa no animal uma boa cobertura de carne, requisito econômico nas raças de corte. Em especial procura-se exemplar com peças mais convexas e evidentes no posterior (garupa, coxa, virilha, entrepernas etc.). Animais com melhor acabamento são mais precoces e há melhor rendimento de carcaça. Célio Arantes Heim, Londrina, PR.

* A reportagem "Para entender o que eles dizem", escrita pela repórter Flávia Tonin, foi publicada na Revista DBO do mês de abril de 2007.

Fonte: Portal DBO

Voltar