12/2/2009
Vacinação contra a febre aftosa para 80 mil cabeças em MT

Mato Grosso a partir desse ano terá apenas duas etapas de vacinação contra a febre aftosa, uma em maio para animais de 0 a 24 meses e outra em novembro para animais de todas as faixas. Somente 80 mil das 26 milhões de cabeças de bovinos no Estado, presentes ao longo da área de fronteira com a Bolívia, serão vacinadas em fevereiro. A área é considerada de instabilidade e vulnerabilidade sanitária para o gado brasileiro. Até ano passado o calendário estadual previa três etapas obrigatórias para campanha: fevereiro, maio e novembro.
As propriedades que estão na faixa de 15 quilômetros da fronteira com a com a Bolívia estão realizando a primeira etapa da Campanha. Até o dia 28 de fevereiro produtores dos municípios de Cáceres, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, irão imunizar bezerros de zero a 12 meses.
Para o representante da Acrimat da região Centro-Sul, João Oliveira Neto Gouveia, "tivemos duas vitórias importantes no que se refere à febre aftosa em Mato Grosso. Uma foi a de passarmos de três para duas etapas de vacinações no Estado e a outra foi a manutenção da imunização na faixa de fronteira no mês de fevereiro também, pois temos um filtro sanitário com nosso país vizinho e devemos continuar vigilantes".
A fronteira precisa realmente de uma atenção redobrada e o trabalho que os pecuaristas veem realizado é feito com muita competência e todos têm consciência da importância da imunização do gado dessa região para o Estado, como observa o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

Fonte: Diário de Cuiabá

Voltar