29/1/2009
Missão inicia visita a fazendas e frigoríficos de Mato Grosso

Comitiva vai conferir a situação sanitária do rebanho e dos frigoríficos


A missão sanitária da União Européia que chegou a Mato Grosso para verificar a qualidade da carne in natura vendida ao bloco europeu começou ontem a percorrer fazendas e frigoríficos na região de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá).
A comitiva européia, integrada por três veterinários, está acompanhada de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e das áreas de inspeção federal e de defesa sanitária animal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA).
Os europeus vão visitar várias regiões, pois o objetivo é fazer uma “amostragem” de todo o Estado de Mato Grosso até a próxima sexta-feira, quando está previsto o encerramento da visita. A SFA não divulgou o roteiro nem os nomes dos integrantes da missão. Outros Estados, como Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande também estão incluídos na agenda.
A rastreabilidade prevê a identificação, registro e monitoramento, individualmente, de todos os bovinos e bubalinos nascidos no Brasil. Entre as exigências previstas no programa de rastreabilidade está a adoção de brincos ou chips eletrônicos para a identificação dos bovinos, bem como o seu registro por um período mínimo de 90 dias na base de dados do Mapa.
A visita prevê também vistoria à fronteira com a Bolívia e aos frigoríficos. Em Mato Grosso, sete plantas industriais estão aptas a exportar para o bloco europeu, sendo três unidades do Grupo Friboi e uma do Marfrig, Quatro Marcos, Grupo Arantes Alimentos e Mercosul.

PECUARISTAS E FRIGORÍFICOS - Os pecuaristas e frigoríficos mato-grossenses acreditam em uma avaliação positiva dos técnicos europeus que estão no Estado para verificar o cumprimento das exigências da rastreabilidade previstas no Sisbov, o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina.
O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado (Sindifrigo), Luís Antônio Freitas Martins, diz que a visita é muito importante para Mato Grosso porque irá confirmar a situação sanitária do rebanho e dos frigoríficos. “No caso dos frigoríficos, as plantas habilitadas estão preparadas para passar por qualquer vistoria. Estamos fazendo nossa parte”, afirmou Martins.
O superintendente da Associação dos Criadores (Acrimat), Luciano Vaccari, diz que todas as fazendas de Mato Grosso integrantes da lista elaborada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cumprem as exigências européias previstas no Sisbov.
“Não há nada de extraordinário nesta visita, os europeus estão apenas cumprindo o protocolo dentro de uma programação feita anteriormente na última vez que aqui estiveram. Eles vão apenas verificar se os procedimentos estão sendo cumpridos”, explicou Vaccari.
Segundo ele, as 136 fazendas a serem vistoriadas pela missão da União Européia estão habilitadas e preparadas para receber a visita dos técnicos.
O diretor executivo da Associação dos Produtores Rurais (APR), Paulo Resende, também está otimista em relação à visita da missão européia. “O pecuarista tomou consciência da importância da certificação e está fazendo o dever de casa. Encaramos a visita com naturalidade e acredito que não haverá surpresas. Os técnicos vão achar que está tudo de acordo com o que eles esperam, pois a rastreabilidade em nosso Estado está caminhando bem”.

Fonte: Diário de Cuiabá

Voltar