12/11/2008
Nelore: Em SC, nasce o primeiro clone da Região Sul do Brasil

O clone da raça Nelore foi batizado com esse nome em homenagem ao Estado onde nasceu, Santa Catarina. A bezerra nasceu no sábado, 8, com 39,5 kg, na Central de Embriões de Itajaí, no Bairro Campeche. O processo foi desenvolvido no Centro Agro Veterinário (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, e é um projeto em parceria com a Central de Embriões de Itajaí, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Foram sete dias de cultivo em laboratório e 282 dias de gestação. O embrião foi produzido em Lages e transferido e gerado em Itajaí. As primeiras 72 horas de vida do clone são as mais preocupantes, sendo necessário cuidados especiais - uma Unidade de Tratamento Intensivo foi montada na Central para cuidar da bezerra, que recebe oxigênio para ajudar na respiração.
A bezerra foi amamentada e também já consegue permanecer em pé. Por ter que receber cuidados especiais, Catarina teve de ficar longe da mãe. Passando as 72 horas do nascimento, o clone será levado para a Udesc, em Lages, e nos próximos dias será feito um exame de DNA para certificar a clonagem.

Fonte: Portal DBO

Voltar