12/11/2008
Inspeção: No RS, Secretaria da Agricultura apreende 1,4 t de carne bovina

Três equipes de veterinários e técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) apreenderam, na última sexta-feira (7), 1,5 tonelada de produtos de origem animal sem fiscalização em três estabelecimentos comerciais do município de Cruz Alta. Entre as apreensões estavam 1,4 tonelada de carne bovina sem origem e cerca de 100 quilos de produtos como ovos, queijo e banha.

Conforme a supervisora regional do Departamento de Produção Animal (DPA), Maria Luiza Pinto Berwanger, a ação ocorreu a pedido da Promotoria do município e contou com o apoio da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar. Seis veterinários e três técnicos agrícolas atuaram na força-tarefa, que abordou os três estabelecimentos ao mesmo tempo. Todo o planejamento foi feito pelo chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Cruz Alta, Aleverson Barcelos.

O principal enfoque da ação foi evitar que a população consumisse alimentos sem origem ou fiscalização apropriada, que podem acarretar em sérios riscos à saúde. "Além de não terem registro de origem, esses produtos estavam armazenados em locais com graves problemas higiênicos e sanitários", afirma Maria Luiza. "Encontramos no mesmo espaço couro de gado, um sub-produto naturalmente contaminado, e carnes, uma situação inaceitável", diz ela.

Fonte: DBO

Voltar