29/10/2008
Espírito Santo quer vacinar mais de dois milhões de bovídeos contra aftosa

Cerca de 2.200 milhões de bovídeos devem ser vacinados contra a febre aftosa, no Espírito Santo, a partir de sábado (1º), na segunda etapa da campanha. Em março, foram imunizados 900 mil animais com até dois anos de idade. Agora, está previsto o atendimento a todo o rebanho. Até 30 de novembro, serão realizadas ações educativas sobre o objetivo da campanha.

Para a coordenadora do Programa de Erradicação da Febre Aftosa no Espírito Santo, Telma Regina de Oliveira e Paula, a vacinação é uma ferramenta muito importante na prevenção da doença no estado. A coordenadora lembra que para o sucesso da campanha é necessário que os produtores declarem a vacinação. “O prazo vai até 10 de dezembro, nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF)”, reforçou.

Caso não declare, o pecuarista será multado e o rebanho receberá vacinação compulsória (com data marcada pelo órgão estadual de defesa e despesas por conta do produtor). “Além disso, a Guia de Trânsito Animal (GTA) só pode ser emitida para animais vacinados. Sem o documento, os bovídeos não podem transitar”, explicou Telma Regina.



Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Voltar