28/10/2008
Defesa sanitária: Sidagro começa a operar a partir de 1º de novembro em MG


A partir do dia 1º de novembro, as atividades do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) referentes à movimentação e cadastro de bovinos e bubalinos funcionarão via sistema informatizado, o Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). A emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), a atualização de vacinação e o cadastro de produtores serão feitos por todas as unidades do Ima através do sistema.
O sistema informatizado vai modernizar e agilizar os trabalhos de defesa sanitária no Estado, como disponibilizar os dados de trânsito em tempo real, melhorar o controle das atividades do setor e dos dados cadastrais dos estabelecimentos produtores. A área vegetal já opera no sistema, porém ainda está ocorrendo a migração dos dados cadastrais das Unidades para que a emissão dos documentos sanitários seja feita pelo Sidagro.
Neste ano, 40 servidores, que serão multiplicadores em suas regiões, além de 80 servidores administrativos, já foram treinados para a utilização do Sidagro; cada Coordenadoria Regional teve, no mínimo, seis profissionais capacitados. Já foram lançados no sistema cerca de 80% das declarações dos produtores da 1a. etapa da vacinação contra a febre aftosa. A expectativa é que na próxima etapa, em novembro, todos os dados sejam lançados diretamente no sistema.



Fonte: Portal DBO

Voltar