6/9/2005
Política Agrícola - Censo do IBGE fica fora do Orçamento

O Censo Agropecuário que deveria ter sido feito em 2005 também não acontecerá em 2006 porque não foi incluído na proposta do Orçamento Geral da União verba com essa finalidade, e dificilmente voltará a acontecer na forma como ele está estruturado.
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, disse ao Valor que o governo determinou ao instituto, responsável pelas estatísticas oficiais do país, que prepare uma nova metodologia até meados do próximo ano, barateando a pesquisa.


Segundo Nunes, para fazer o Censo Agropecuário no formato original o IBGE gastaria R$ 420 milhões, distribuídos por 2006 e 2007. Mas o governo incluiu na proposta orçamentária apenas R$ 10 milhões para que sejam iniciados os trabalhos dentro dessa nova metodologia, com promessa de recursos adicionais, se necessário. O desafio é que para passar a fazer um censo por amostragem o órgão terá de formar um cadastro cuja coleta de dados se assemelha à de um censo tradicional.


Previsto inicialmente para ser feito a cada cinco anos, o Censo Agropecuário só foi feito duas vezes nos últimos 20 anos (1985 e 1995). "Como é um setor muito dinâmico, temos que pensar uma modalidade diferente, dentro da realidade de um instituto de estatística, até mesmo para fazer o Censo com intervalo menor que cinco anos", disse. Segundo Nunes, a realidade orçamentária está impondo adaptações e que esse é um fenômeno mundial. A França e os EUA são os mais avançados na busca de modelos alternativos de produção de estatísticas censitárias.


Fonte: jornal Valor Econômico

Voltar