6/9/2005
Touros: problemas de fertilidade comprometem produção

Animais devem passar por exames uma vez por ano ou 60 dias antes da monta

Touros com problemas de fertilidade transmitem características negativas para o rebanho, e isso compromete a produção resultando em prejuízos para o produtor. O exame andrológico completo no gado, portanto, é tão importante quanto cuidar da alimentação ou da saúde dos animais.

De acordo com a pesquisadora Thaís Basso Amaral, coordenadora técnica do curso de Andrologia organizado pela Embrapa, os reprodutores devem passar por exames clínicos uma vez por ano ou 60 dias antes de entrarem na estação de monta, que vai de outubro a fevereiro. Ou seja, essa é a hora propícia para a realização desse tipo de exame pois estamos entrando no período de monta.

A Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande, Mato Grosso do sul, oferecerá curso de Andrologia no período de 19 a 23 de setembro, com o propósito de treinar profissionais para realização de exames físicos e clínicos em animais, o qual inclui coleta de sêmen e análise qualitativa dos espermatozóides.

As inscrições já estão abertas e o número de vagas é limitado em 15. Só poderão participar do Curso de Andrologia médicos-veterinários formados ou acadêmicos no último semestre.
Durante o curso os professores vão abordar as causas que afetam o sistema reprodutivo dos animais, que podem ser de ordem anatômica, fisiológica, endócrina, genética, nutricional, de ambiente ou patológica. As mais freqüentes estão ligadas às doenças da reprodução sexualmente transmissíveis como brucelose, campilobacteriose e tricomonose.

A brucelose, por exemplo, quando ocorre no touro, induz a subfertilidade ou infertilidade. O custo do tratamento é elevado sendo recomendado o descarte dos animais positivos ao exame sorológico. Já a tricomonose é uma doença contagiosa, sexualmente transmissível, que pode ocasionar a morte embrionária precoce, com repetição de cio a intervalos irregulares, abortos, além de infecções após a cobrição. Os touros mais velhos são um foco de infecção importante. Estas doenças afetam tanto a fertilidade do macho como a da fêmea.

Outras causas ligadas à queda de fertilidade são as decorrentes de deficiência nutricional e enfermidades diversas. A pesquisadora lembra que só um exame completo pode detectar a causa da diminuição do potencial reprodutivo do animal e confirmado o problema, os animais afetados devem ser descartados.

O programa completo do curso pode ser conhecido no endereço www.cnpgc.embrapa.br/eventos/2005/andrologia/andrologia.htm

Os interessados em participar do curso devem procurar saber a disponibilidade de vagas pelo telefone (67) 324-7163. O valor da inscrição é 600 reais e estão incluídos material didático e laboratorial, transporte coletivo do centro da cidade até a sede da Embrapa, almoço e lanche nos intervalos.


Fonte: Fonte: Portal DBO

Voltar