2/6/2008
Carne bovina: Três frigoríficos estão autorizados a exportar para China

A habilitação foi publicada no diário oficial chinês em 14 de março.

"Recebemos a informação quando estivemos em março em Pequim, durante missão oficial para discutir questões envolvendo abertura de mercados para suínos, bovinos e aves", disse Célio Porto, secretário de relações internacionais do agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), em entrevista ao DCI.
As autorizações foram concedidas a uma unidade do Grupo Marfrig, em Promissão, outra do Minerva, em Barretos e para uma unidade do Grupo Bertin, em Lins. Todas estão no interior de São Paulo. Até estas novas autorizações, apenas o frigorífico Mercosul, no Rio Grande do Sul, podia comercializar diretamente carne bovina in natura para a China.
Segundo Paul Liu, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, o maior número de fornecedores trabalhando o mercado chinês permitirá a entrada de cortes ainda não consumidos no país, como os cortes nobres: a demanda a ser atendida viria das churrascarias e restaurantes ocidentais presentes nas grandes cidades chinesas, informa Paul. O potencial também é grande para a exportação de patinho, paleta, coxão mole (in natura ou refrigerados) e cortes de dianteiro - que podem ser vendidos nos mercados municipais e supermercad


Fonte: Portal DBO

Voltar