30/5/2008
Amazônia recebe doação de banco alemão

A 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP9), que termina hoje, na Alemanha, será palco do lançamento da segunda fase do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o maior programa de conservação de florestas tropicais no mundo.
Hoje, o programa promove um evento paralelo dentro da COP9 para anunciar as metas para o próximo período. Neste mesmo evento, o banco alemão KfW assinará a doação de 10 milhões de euros para o Funbio, destinados ao Fundo de Áreas Protegidas do Arpa (FAP).
Também hoje, o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Carlos Minc, chega à conferência e participa de um jantar com os ministros alemães do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, e da Economia, Cooperação e Desenvolvimento, Heidemarie Wiezcorek-Zeul, além de representantes da CDB e de instituições parceiras do Programa Arpa. Minc vai compartilhar os resultados já alcançados e anunciar o lançamento da segunda fase. Instituições parceiras do Arpa já confirmaram compromissos na ordem de 105 milhões de dólares para a segunda fase (2009-2012).
A segunda fase do Programa Arpa tem meta de criação de 20 milhões de hectares de novas áreas protegidas na Amazônia num período de quatro anos: 10 milhões de hectares de proteção integral e 10 milhões de hectares de uso sustentável. A meta total do Arpa passou de 50 para 60 milhões de hectares de unidades de conservação na Amazônia até 2012.
Criado em 2002, o Arpa é um programa do governo federal que tem a meta de proteger 500 mil quilômetros quadrados do bioma Amazônia, uma área equivalente ao território da Espanha ou a duas vezes o Estado de São Paulo.


Fonte: Folha de Rondônia

Voltar