27/5/2008
Febre aftosa: Dez estados e o DF terão novo status sanitário

O anúncio oficial é aguardado para esta terça-feira, 27, durante a 76ª Sessão Geral plenária da OIE, em Paris.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, revelou nesta segunda, 26, que 10 estados e o Distrito Federal devem ser considerados livres de aftosa com vacinação; a decisão foi comunicada ao ministro pela delegação do Mapa que está em Paris, sede da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Deverão ser reconhecidos os seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Segundo Inácio Kroetz, secretário de Defesa Agropecuária, trata-se do retorno de reconhecimento vigente até outubro de 2005, anterior aos focos da doença nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.
Kroetz disse ainda que uma comissão da OIE solicitou informações adicionais sobre o Mato Grosso do Sul, que já foi entregue pela delegação do Mapa; essas informações serão avaliadas em julho, quando possivelmente o MS também terá o reconhecimento da entidade mundial, informa a assessoria de comunicação social do Mapa.


Fonte: Portal DBO

Voltar