26/5/2008
Sanidade: "Vaca louca" volta a assombrar a Europa

Doença foi diagnosticada numa vaca de oito anos de idade em Wapse, região nordeste da Holanda.

Uma vaca holandesa foi diagnosticada na última terça-feira, 20, com a "doença da vaca louca", sendo o primeiro caso registrado no país neste ano, disse o Ministério da Agricultura holandês à Agência Reuters. A vaca, de oito anos de idade, estava em uma fazenda em Wapse, no nordeste do país.
O animal foi sacrificado, enquanto sete outras vacas teriam sido mortas na quarta-feira, disse em nota o ministério; o comunicado informa ainda que o caso era o 85o. da doença no país desde 1997. A "doença da vaca louca" é o termo vulgar denominado da enfermidade Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). É uma doença infecciosa que causa lesões neurodegenerativas (degenera o cérebro) progressivas e levam o animal à morte.
Supõe-se que a epidemia em 1985 teve início na Inglaterra, porém, além da Grã-Bretanha, a doença já foi diagnosticada na Irlanda, Reino Unido, Suíça, França, Portugal, Holanda, Alemanha, etc. Sua principal forma de transmissão nos bovinos é com a ingestão de rações contaminadas à base de proteína animal, como por exemplo, farinha de carne e a suplementação mineral como farinha de ossos, provenientes de outros ruminantes doentes


Fonte: Portal DBO

Voltar