26/3/2008
Febre aftosa: MS aguarda para maio atestado da OIE.

O Mato Grosso do Sul aguarda ser reconhecido pela Organização Internacional de Epizootias como área livre com vacinação, afirma a secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina.

Em novembro do ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu o estado como área livre com vacinação; a partir da certificação do Mapa, o estado deu início aos pleitos junto à OIE. O reconhecimento da organização é uma exigência de grandes compradores internacionais, como a União Européia, e que foi perdido em 2005 com o surgimento de casos nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo.
A secretária Tereza Cristina Corrêa afimou que o estado passou por uma má fase na pecuária em razão da doença, mas que hoje a situação é melhor e que os preços da carne bovina para o produtor devem melhorar neste ano. Tereza ressaltou ainda que a situação dos pecuaristas é mais confortável se comparada com os agricultores, por exemplo, já que os criadores de gado estão menos endividados.
Retomada - As exportações de carne bovina desossada, congelada e embarcada em Mato Grosso do Sul, entre janeiro e fevereiro de 2008, totalizaram US$ 28,87 milhões. O resultado apurado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior revela que, após 2005, é a primeira vez que as vendas de carne bovina do estado lideram o ranking estadual.


Fonte: Portal DBO

Voltar