31/1/2006
PR: sacrifício de rebanho pode ser definido esta semana

O Fundepec do Paraná está fechando um acordo como o dono da Fazenda Cachoeira, o pecuarista André Carioba, para invalidar a liminar que impede o abate dos aproximadamente 1,8 mil animais. Carioba ficou de dar uma resposta esta semana.

Em função de um acordo, ou então pela via judicial, o superintendente do Ministério da Agricultura (Mapa) no Paraná, Valmir Kowalewski, acredita que a definição pelo sacrifício dos animais não passa desta semana. Na Justiça, o prazo para o ministério recorrer da decisão que impede a morte do rebanho termina na quinta-feira.

Em caso de sacrifício sanitário, dois terços do valor da indenização são pagos pelo governo federal e um terço pelo estado. A parte que cabe ao estado é custeada pelo Fundepec. Porém, em caso de acordo, a metodologia utilizada pode sofrer ajustes.

A expectativa é de que a avaliação do rebanho, para fins de indenização, tenha início nos próximos dias. Em dezembro, André Carioba havia avaliado em R$ 1,2 milhão. A matéria é de Giovani Ferreira para a Gazeta do Povo.



Fonte: Beef Point

Voltar