20/3/2007
Expansão da pecuária na Amazônia será discutida

Uma audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional discutirá os impactos que podem ser gerados com o financiamento do Banco Mundial (Bird) para expansão da pecuária na Amazônia.
A data ainda não foi definida.

A audiência visa tratar de alternativas econômicas sustentáveis para a Amazônia brasileira e fontes de financiamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente, informou a Agência Câmara.

Segundo o autor do requerimento solicitando a audiência, deputado Henrique Afonso (PT-AC), vários veículos da mídia nacional e regional estão divulgando que o grupo Bertin recebeu um financiamento de US$ 90 milhões (cerca de R$ 188,1 milhões) da Corporação Financeira Internacional (IFC), braço do Banco Mundial (Bird) que financia o setor privado, para expandir seus frigoríficos e curtumes na Amazônia.

Segundo ele, um jornal paulista noticiou ainda que o empreendimento havia sido classificado pela IFC na categoria A de risco ambiental (o mais alto), o que exige análise e fiscalização das instalações que o Bertin pretende abrir em Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Ele ressaltou a necessidade de apresentar tecnologias sustentáveis aos produtores e, ao mesmo tempo, levar em consideração as implicações sócio-econômicas e ambientais da execução da atividade nesse ecossistema.
E citou ainda pesquisas da Embrapa que indicam ser possível fortalecer a agropecuária na Amazônia aproveitando melhor as áreas desmatadas, sem a necessidade de avançar de forma tão acelerada nas florestas

Fonte: Agência Câmara.

Voltar