20/1/2006
Aftosa será tema de reunião com missão americana na próxima semana

Governo e empresários do agronegócio discutem, na próxima semana, com integrantes de uma missão americana a erradicação da febre aftosa nas Américas. Será dada atenção especial, na discussão do Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa (Giefa), para áreas consideradas críticas, como algumas regiões do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, durante a visita dos empresários americanos, serão demonstrados os planos e ações que já vêm sendo desenvolvidos para incluir as áreas de risco desconhecido, no Norte e Nordeste do Brasil, no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa). Também serão apresentadas as medidas de combate aos focos da doença nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Entre os compromissos da missão americana está uma reunião, na quarta-feira, com o ministro da Agricultura. Na quinta-feira, serão definidas as equipes que visitarão Paraguai, Bolívia e Equador. Segundo a nota, os integrantes da missão são potenciais doadores de recursos para a erradicação da doença em regiões mais carentes. A missão, segundo o Ministério da Agricultura, é coordenada por Philip E. Bradshaw, do Executive Committee da United Soybean Board, do Illinois Soybean Association e do Animal Ag Team Leader, que representa o setor privado do NAFTA no Giefa. Foram convidados, também, representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


Fonte: Estadão

Voltar