7/3/2007
1.425 animais julgados consagram Emapa como a maior pista de Nelore do Brasil

Nos dias 1, 2, 3 e 4 de março foi realizada em Avaré/SP, o primeiro turno da 42° Exposição Agropecuária Municipal, Industrial e Comercial de Avaré – a Emapa 2007, que julgou nesta edição 1.425 animais Nelore e Nelore Mocho, consagrando-se como a maior pista desta raça em todo Brasil. Essa soma superou o numero de animais inscritos na Expoinel, principal evento da raça, realizado em Uberaba/ MG durante o mês de setembro.

“Nós da organização da 42a Emapa, já aguardávamos a realização da feira com expectativas positivas, porém, acreditávamos que dificilmente seria repetido nesta edição o sucesso da feira em 2006”, comentou Heitor Pinheiro Machado, presidente do Núcleo Nelore Avaré. “Porém, a expectativa foi mais do que superada, pois contamos esse ano com um numero de animais em pista de julgamento praticamente igual ao ano passado, somado à presença maciça de quase todos os criadores pessoalmente acompanhando os julgamentos em pista”, celebra Heitor, complementando que este resultado impressionou bastante a organização do evento, pois até o momento, não presenciou nem mesmo em Uberaba/ MG, uma presença tão forte e em numero elevado de grandes criadores da raça acompanhando o evento.

Segundo ele, um dos fatores que contribuiu para que isso fosse possível é a excelente receptividade do Núcleo de criadores em Avaré, que propicia aos presentes, tanto criadores como tratadores, um ambiente familiar e confortável, proporcionando que todos se sintam ‘em casa’. “A recepção montada pelo Núcleo Nelore Avaré é uma das características mais fortes desta Exposição somada à ótima estrutura oferecida pelo Parque Fernando Cruz Pimentel e, também, a ação conjunta de toda diretoria para que a feira fosse um grande sucesso”.

Luis Carlos Marino, vice-presidente da ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, complementa que os resultados desta edição da Emapa consolidam a feira como uma das maiores de Nelore do Brasil, a exemplo de 2006. “Com muita satisfação, vejo a Emapa se fixar no aspecto comercial, apontando crescimento elevado em todos os leilões”, ele destaca. “Podemos traduzir a Emapa como uma feira alegre e um ponto de encontro da pecuária nelorista nacional, graças ao trabalho do Núcleo, comandado pelo Heitor e, ainda, pela hospitalidade de todos os diretores”, ele arremata.

Dos 1425 animais Nelore em pista, 1125 eram da raça Nelore padrão, sendo 789 fêmeas e 336 machos. Os juizes responsáveis pela raça foram Irineu Gonçalves Filho, Gilmar Siqueira de Miranda e João Marcos Borges. No Nelore Mocho, foram julgados 300 animais, sendo 194 fêmeas e 106 machos. Os juizes responsáveis pela raça em pista foram Murilo Miranda de Melo, Pedro Antonio de Oliveira Sobrinho e João Augusto de Faria. “A quantidade e a qualidade de animais em pista foi excepcional, e surpreendeu todo corpo de jurados, principalmente numa fase de crise na pecuária. Além disso, ficou claro que o numero de criadores profissionais aumentou muito. Antigamente, eram dois ou três selecionadores que se destacavam. A Emapa evidenciou que, hoje, todos os criadores têm time de pista forte e estão aptos a competir e vencer um campeonato de nível, como foi desta feira”, avaliou o juiz Pedro Antonio de Oliveira Sobrinho.

Outro juiz que concorda com essa afirmação é Irineu Gonçalvez Filho. “Em todos os aspectos que enfocarmos, a Emapa foi um sucesso absoluto”, ele comenta. “A feira contou com uma pista competitiva, apresentando animais de excelência em todas as categorias, dando um destaque especial para a categoria de bezerros que somou quase 300 animais inéditos em pista.” ele finalizou.


Esta edição da Emapa contou, também, com julgamentos da raça de ovinos Santa Inês, pela primeira vez nas pistas da exposição. Até o fechamento deste release, a organização não havia enviado os resultados dos julgamentos.


A expectativa, agora, é para a realização do segundo turno da feira, que se inicia oficialmente na quinta-feira dia 08 de março, com o julgamento das raças Angus, Brahman, Santa Gertrudis, Simental e Guzerá. “Já podemos nos preparar para resultados semelhantes aos conquistados no primeiro turno, pois os julgamentos já somam 850 cabeças e ainda falta realizarmos 4 leilões nas raças Brahman, Simental e Santa Gertrudis”, arremata Heitor Pinheiro Machado.

A 42a Emapa prossegue até o dia 11 de março. Acompanhe abaixo os resultados das premiações de Nelore da 42a Emapa.


Nelore

Grande Campeonato de Fêmeas

Grande Campeã: Flagra TE SJ da Cocal – Expositor Cassiano Terra Simão

Reservada Grande Campeã: Jupia da Guadalupe – Expositor: Norival Bonamichi e outros


Grande Campeonato de Machos

Grande Campeão: MUG FIV BM da FC – Expositor: Benedito Mutran Filho

Reservado Grande Campeão: Delein da Fortaleza VR – Expositor: José Carlos Prata Cunha


Expositor: Norival Bonamichi e outros – 416 pontos


Criador: Jatobá Agricultura Pec. Industria AS – 534 pontos


Nelore Mocho


Grande Campeonato de Fêmeas

Grande Campeã: Ceci I da Araras – Expositor: Laura Lunardelli Barreto

Reservada Grande Campeã: Ellen VT – Expositor: Amauri Gouveia


Grande Campeonato de Machos


Grande Campeão: Cartucho do MBA – Expositor: Fazenda Mirante de Buenos Aires

Reservado Grande Campeão: Fator TE VT – Expositor: Amauri Gouveia Fazenda


Expositor: Djalma Bezerra – 480 pontos


Criador: Amauri Gouveia – 729 pontos




Para mais informações sobre a 42a Emapa, resultados dos julgamentos, agendamento de entrevistas ou solicitações de fotos, entrar em contato com Luciene@matrizdacomunicacao.com.br ou no telefone (15) 3211-6446.






Fonte: Matriz da Comunicação

Voltar