5/3/2007
MT: curtume prefere mulheres nos processos de precisão

Para conseguir perfeição, cuidado e delicadeza no processo de "refile" (remoção de partes não-utilizadas) do couro, o curtume Araputanga S/A, o Curtuara, inovou na contratação de mão-de-obra e o preenchimento de vagas tem um requisito de peso: ser mulher. Que começaram a chegar na unidade há cerca de dois anos.

A presença feminina foi resultado da falta de mão-de-obra masculina e gerou certo receio até de empresas especializadas em treinamento, que desconfiavam do sucesso da nova empreitada. "Mas deu tão certo, que hoje se há um homem e uma mulher disputando as vagas para os setores em que a precisão e a atenção são essenciais, damos a preferência às mulheres", revelou o proprietário e diretor-presidente do Curtuara, José Almiro Bihl.

Segundo ele, os setores onde há preferência por mulheres são aqueles que precisam de mais cuidado. No segmento de "refile", por exemplo, as mulheres conseguem ter um cuidado a mais na retirada dos subprodutos que não serão aproveitados. Outro setor indicado ao capricho feminino é o da metragem do couro. "Desde que contratamos mulheres para esses setores, percebemos uma melhora na qualidade do produto final. Não queremos dizer que os homens fazem um trabalho ruim, mas nesses setores específicos o jeito e o carinho da mulher fazem com que o trabalho seja primoroso", justificou.


Fonte: Diário de Cuiabá/MT.

Voltar