18/1/2006
Pecuarista irá propor nova ação judicial

O advogado do proprietário da Fazenda Cachoeira, Ricardo Rocha Pereira, irá propor uma nova ação contra a União Federal. A medida deve chegar à Justiça Federal de Londrina até o final desta semana e irá questionar a produção de provas por parte do Ministério da Agricultura (Mapa).

Para justificar a confirmação do foco, Pereira diz que o Mapa está se baseando na norma técnica da OIE, que é válida apenas para zonas ou regiões livres de aftosa sem vacinação.

'Em uma nota técnica, a diretora de Programa da Área Animal do Mapa, Tânia Lyra, afirma que os exames sorológicos não são válidos para animais que são vacinados. Ela diz que deveriam ter sido feitos testes pareados', comenta o advogado.

Segundo ele, essa norma internacional contradiz a lei nacional 569/48. Conforme a legislação brasileira, o animal deve apresentar sintomas da doença em questão e, se for confirmado, somente o animal doente deve ser sacrificado, não o rebanho inteiro (como dita a OIE). A notícia é de Fernanda Mazzini, para o jornal Folha de Londrina.



Fonte: Beef Point

Voltar