18/1/2006
USDA critica frigoríficos canadenses

Visitas feitas pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no meio de 2005 mostraram que frigoríficos canadenses falharam em fazer as mudanças recomendadas, de acordo com um relatório interno obtido pelo Associated Press.

Especificamente, o FSIS afirma que esses frigoríficos não realizaram testes de listeria em produtos prontos para consumo, os controles sanitários foram inadequados e não foram conduzidas inspeções diárias.

Um relatório do FSIS já havia sido protelado em 2003 pela então secretária da Agricultura dos EUA, Ann Veneman, informando que alguns frigoríficos exportadores do Canadá tinham deficiências nos procedimentos de segurança alimentar, para dar tempo para que os procedimentos fossem padronizados.

As autoridades canadenses, em resposta, disseram que foram conduzidas inspeções diárias desde a auditoria de 2005 e os inspetores norte-americanos dobraram suas próprias inspeções para listeria. Vários frigoríficos tiveram suas licenças de exportação suspensas. A reportagem é de Pete Hisey, para o site MeatingPlace.com.




Fonte: Beef Point

Voltar