9/1/2006
Aftosa no Brasil favorece exportações australianas

As exportações de carne bovina da Austrália para as Filipinas durante o mês de novembro aumentaram 461% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 1.066 toneladas, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA). Os envios às Filipinas durante os primeiros 11 meses de 2005 aumentaram 45% comparado com o ano passado, para 2.707 toneladas.


Segundo o MLA, as exportações australianas de cortes processados às Filipinas aumentaram dramaticamente em novembro - representando 99% do total de envios à região, em um total de 1.051 toneladas.


Uma das principais razões para o aumento significativo nos envios de cortes processados é o último foco de febre aftosa registrado no Estado do Paraná, no Brasil, que levou à barreira à carne bovina proveniente deste local, juntamente com a barreira existente aos produtos de carne bovina da região de Mato Grosso do Sul.


Antes da imposição destas barreiras, surgiu um medo nas Filipinas de uma possível barreira a toda carne bovina brasileira. Como resultado disso, os importadores começaram a comprar carne bovina processada australiana para garantir o fornecimento, apesar dos preços dos produtos australianos permanecerem relativamente altos.


Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar