12/12/2005
Rússia estende embargo a mais estados

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu na sexta-feira, comunicado do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia restringindo as importações de carnes e de outros produtos brasileiros.


O embargo, que passa a vigorar a partir de amanhã, se estende aos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Mato Grosso do Sul, que já estava proibido de exportar desde a ocorrência de focos de febre aftosa no estado.


Principal mercado para as carnes brasileiras, a Rússia restringiu temporariamente a compra de animais vivos, carne suína, carne bovina, carnes de aves, leite, todos os tipos de produtos cárneos e lácteos, insumos pecuários e rações para animais. No comunicado, a Rússia pede informações sobre a ocorrência de febre aftosa, assim como as medidas adotadas para a prevenção e erradicação da doença.


O coordenador geral de Combate às Doenças do Mapa, Jamil Gomes de Souza, disse que uma missão oficial embarcará amanhã para Moscou. "Queremos primeiro conhecer as razões pelas quais os russos adotaram esse embargo. Não vemos nenhuma justificativa para tal gesto". Ele acredita que as negociações revertam o mais rápido possível estas restrições adotadas pela Rússia.


Souza explicou que nesta época do ano os portos ficam impedidos de receber navios por causa do gelo. Além disso, os fiscais veterinários russos que trabalham no Brasil na liberação dos embarques entram de férias e só retornam em janeiro.


Imagem


Para o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, "o aumento do embargo não deverá trazer prejuízos no curto prazo, já que a Rússia já fechou suas compras para este ano e iria voltar apenas em 2006. O prejuízo é apenas para a imagem do Brasil no mercado internacional, que fica bastante abalada com uma ação de embargo vindo da Rússia, que é um importante importador", acentuou.


Fonte: Mapa e Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar