20/5/2014 Peru estuda reduzir prazo de embargo ao Brasil
O Peru está avaliando reduzir o período de restrição da compra de carne bovina do Brasil. A informação é do representante do Ministério Comércio Exterior do Peru, Victor Hugo Rondon, que fez parte da delegação do governo peruano em visita a Mato Grosso na última semana.
O país suspendeu por 180 dias as negociações após ocorrência de um caso de vaca louca em bovino, identificado em animal de Porto Esperidião, sudoeste do Estado. Com a decisão, as permissões sanitárias para importação de produtos como carnes, miúdos e vísceras de bovinos, foram canceladas, com exceção daquelas mercadorias que já passaram por inspeção sanitária anteriormente à restrição.
De acordo com Rondon, a interrupção no comércio afetou os empresários peruanos. “Os empresários que trabalham comercializando miúdos de carnes se sentiram prejudicados”, conta. Para isso, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já agendaram visita para o Peru e o Irã, na próxima semana, com finalidade de prestar esclarecimentos sobre a qualidade da produção de carne bovina e da condição fitossanitária do país.
A missão técnica brasileira viajará para o Peru na segunda-feira (19) para tentar reverter o embargo da importações de carne. O país foi o primeiro a impor restrição do produto brasileiro. Além dele, o Egito também embargou as importações. No entanto, ainda não há visita programada para o Egito.
Fonte: Globo.com
Voltar
|