Unimar
 

7/11/2013
CEPEA: recorde de exportações puxado por volume

As exportações brasileiras de carne bovina in natura seguem crescentes e 2013 deve ser o melhor ano em termos de receita para o setor pecuário nacional.
Em outubro, o montante obtido com os embarques do produto, tanto em dólar quanto em Reais, atingiu o maior patamar mensal da história, de US$ 539,2 milhões, conforme dados da Secex. Desde julho, a receita arrecadada com os embarques de carne bovina tem registrado seguidos recordes. Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado favorável aos exportadores ao longo do ano está atrelado principalmente ao maior volume embarcado, tendo em vista que o preço médio da carne bovina vendida ao mercado internacional não subiu no mesmo período – devido à valorização do dólar frente ao Real.
Em relação ao mercado interno, nos últimos dias, as negociações nos setores de reposição, animais para abate e de carne com osso ocorreram de maneira lenta, em meio a um cenário em que a oferta continua restrita. Entre 30 de outubro e 6 de novembro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa do boi gordo (estado de São Paulo) teve pequeno acréscimo de 0,62%, fechando em R$ 108,53 na quarta-feira, 6.



Fonte: informações do CEPEA

Voltar




Av. Com. José da Silva Martha, 36-36 Recinto Melo Moraes – Fone: (14) 3236-4239
CEP: 17053-340 - Bauru - SP