22/8/2013 Pecuaristas querem suspender a entrega de boi
Lideranças da pecuária querem suspender por 30 dias, a partir desta terça-feira (20), a entrega de gado para o abate e a comercialização de produtos agrícolas para chamar atenção do governo federal e da sociedade sobre a importância do setor. A intenção é provocar o desabastecimento principalmente de carne no País, durante o feriado do Dia da Independência, 7 de setembro.
A "Semana da Dependência", como o movimento vem sendo chamado, pode atingir principalmente os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde há maior concentração de produtores de carne bovina e grãos. Produtores de carne suína e de frango foram convidados pelo grupo a reivindicar a causa. A adesão ao movimento é facultativa.
De acordo com o presidente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Luiz Antônio Pereira de Morais, apesar de o movimento ter sido intitulado "Semana da Dependência", as ações terão duração de um mês e serão fortalecidas nos dias que antecedem o feriado de 7 de setembro. "Próximo do feriado, vamos intensificar a mobilização, com fechamento de rodovias e entrega das reivindicações. O objetivo é fazer com que governo e frigoríficos vejam que eles dependem do setor produtivo e que, se pararmos de produzir e vender, vai faltar comida", disse, explicando o uso do termo "dependência".
Fonte: Folha da Região
Voltar
|